Pessoas...
Pessoas, quem pode entendê-las? Elas! Os psiquiatras! Psicólogos! Duvido muito que alguém possua o dom de entender as pessoas em toda sua essência. Como Pastor e Gestor de Recursos Humanos, meu trabalho é fundamentado na Palavra de Deus e no comportamento humano. Tenho buscado ser um observador comprometido com os detalhes nesses últimos 10 anos e mesmo assim, reconheço que as pessoas me surpreendem a cada nova manhã. Isso porque não são máquinas e nem conseguem alcançar um nível ultimo de aprendizado. Dessa forma, as pessoas são seres em constante mudança. Mudam o pensamento sobre determinado assunto; mudam a maneira de se vestir; mudam suas crenças; mudam suas opções sexuais; mudam seus estilos de vida; mudam suas aparências...tentam mudar até aquilo que não pode ser mudado, DEUS!
Já ouvi várias pessoas afirmarem que Deus representava isso e que agora representa aquilo! Que Deus não era tudo aquilo que ela imaginava! Alguns chegam até a duvidarem da existência de Deus! Pessoas....pessoas...O que dizer de nosso Congresso! Ideologias e pensamentos defendidos com unhas e dentes são jogados na lata de lixo a cada quatro anos para a realização de novas junções políticas. Pessoas....pessoas...Nesse vai e vem da vida, amigos se transformam em inimigos; irmãos em adversários; cristianismo em religiosidade e assim segue a lista de tudo que tem sido colocado de cabeça pra baixo.
No final veremos que nada mudou e nada muda a não ser as pessoas. Deus é Deus e sempre será! O relacionamento continua sendo relacionamento! O amor continua sendo Amor! A política continua sendo política....o que muda mesmo são as pessoas. Diante de tantas mudanças e incertezas nos resta apenas e tão somente acreditarmos que há um Deus que nos conhece por inteiro. Se nós mesmos não nos conhecemos é preciso viver sob a perspectiva de que há um Ser capaz de nos conduzir por caminhos de paz, caminhos eternos. Confiar sua vida a Deus é a ação mais sábia que uma pessoa pode tomar. Se confiarmos apenas e tão somente em Deus e estivermos certos, só iremos lucrar após a morte dessa carne! Se estivermos errados em confiarmos em Deus e nos submetermos apenas a Ele, pergunto: Que consequência teremos após a morte?! Nenhuma! Qual mal poderia herdar uma pessoa por confiar sua vida a Deus?!
Nesse vai e vem da vida o que as pessoas realmente precisam entender é que entre inúmeras decisões e mudanças há o que não pode ser tocado por ser imutável, DEUS. Quando entenderem isso, estarão dando um grande passo para o autoconhecimento.
Pessoas....quem pode entende-las!
Pr. José Carlos
Cadê a igreja!?
Estive pensando...hoje não temos vivido um evangelho comportamental?! Um evangelho onde o que aparentamos ser tem mais valor do que o que de fato somos no dia a dia.
As igrejas não desejam saber quem somos em profundidade, para os "líderes" só importa saber se estamos presentes nos cultos ou damos os dízimos e ajudamos em algum ministério, ou seja, esse não seria o evangelho das aparências!!??
Parece que as igrejas têm cada vez menos procurado se envolver com "pessoas problemáticas", mesmo sendo um local de renovação e cura!
O que importa mesmo é o que aparentamos ser! Se não criamos problemas, se não questionamos, se nadamos a favor da correnteza doutrinária....então somos vistos como espirituais.
Como diz o cantor João Alexandre em uma de suas canções: "É proibido pensar..."
Tudo isso me desperta uma saudade tremenda do tempo onde o doente se sentia acolhido nas igrejas. Um tempo onde se sentia prazer em evangelizar e trazer todo tipo de perdido para ser alcançado pelo evangelho da comunhão.
Hoje, se ver livre de problemas tem sido o lema de muitas igrejas e isso tem refletido no modo de viver das famílias, que por sua vez, olham as igrejas como modelo a ser seguido.
Onde está a igreja que agregava drogados, viciados e prostitutas!? Onde está a igreja que sentia prazer em se envolver com as pessoas e seus problemas!? Onde está a igreja que não julgava segundo as aparências, mas se preocupava em viver e proclamar a graça de Deus!?
Estive pensando num cenário onde tem sido "proibido pensar"...
Pr. Carlinhos