"O Agente"
“O Agente”
Acompanhei fielmente os três filmes onde o agente Ethan Hunt (Tom Cruise) fazia da ação seu estilo de vida. Refiro-me ao filme “Missão Impossível”. Tiros, perseguições e manobras inexplicáveis me fizeram mergulhar nessa aventura de traições e espionagens. A vida de agente não é fácil!
Cercado por companheiros policiais, o agente buscava a discrição, visto que até mesmo seus aparentes amigos buscavam tirar sua vida. Se sua discrição servia para desviar a atenção de seus amigos, imaginem o quanto ele escondia sua identidade para viver discretamente na sociedade!
O fato é que algumas vezes o Ethan se esquecia quem realmente era! Foram tantos disfarces, tantos meios para se manter despercebido que em algumas situações ele próprio não sabia mais quem era! Esse é o preço por ser um bom agente secreto!
Na mesma linha de Missão Impossível, assisti recentemente ao novo filme de Tom Cruise: “Encontro Explosivo”. Exatamente como o anterior, Tom Cruise vive o papel de um agente e como tal, se envolve em perseguições, lutas e vários disfarces.
Lamentavelmente, consigo perceber uma grande associação entre esses filmes e os agentes de Cristo. O que deveria nos dá prazer, na verdade tem nos dado a vontade de não sermos percebidos. Imaginem a cena de um pastor dizendo que escolherá alguém para orar! Quase que imediatamente, todos baixam suas cabeças para não serem notados e escolhidos. Assim, no meio da multidão, dificilmente o pastor nos verá escondidos! Imaginem quando o pastor está elegendo novos professores para a Escola Dominical! Todos fingem que não estão entendendo nada do que é falado e são capazes de criar as maiores situações para impedir ou dificultar o recrutamento ministerial.
Às vezes acho que, em determinadas situações, agimos como agentes secretos! Minha pergunta é: O que há por trás das máscaras? O que tem nos impedido de servir com voluntariedade? O pecado! Nossas prioridades! O que temos camuflado afim de não sermos vistos pelos outros?
Servir a Deus é um privilégio de poucos, abracemos essa oportunidade com amor e dedicação! Vamos parar de agirmos como agentes secretos, nos escondendo no meio da multidão afim de não sermos vistos!
Josué 24.15 - Porém, se vos parece mal servir ao SENHOR, escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.
Renunciemos nosso posto de “agentes secretos” e sirvamos ao Senhor com alegria e gozo no coração. Que o mundo nos veja e perceba em nós a essência da graça de Jesus.
Deus vos abençoe!
José Carlos
Cadê a igreja!?
Estive pensando...hoje não temos vivido um evangelho comportamental?! Um evangelho onde o que aparentamos ser tem mais valor do que o que de fato somos no dia a dia.
As igrejas não desejam saber quem somos em profundidade, para os "líderes" só importa saber se estamos presentes nos cultos ou damos os dízimos e ajudamos em algum ministério, ou seja, esse não seria o evangelho das aparências!!??
Parece que as igrejas têm cada vez menos procurado se envolver com "pessoas problemáticas", mesmo sendo um local de renovação e cura!
O que importa mesmo é o que aparentamos ser! Se não criamos problemas, se não questionamos, se nadamos a favor da correnteza doutrinária....então somos vistos como espirituais.
Como diz o cantor João Alexandre em uma de suas canções: "É proibido pensar..."
Tudo isso me desperta uma saudade tremenda do tempo onde o doente se sentia acolhido nas igrejas. Um tempo onde se sentia prazer em evangelizar e trazer todo tipo de perdido para ser alcançado pelo evangelho da comunhão.
Hoje, se ver livre de problemas tem sido o lema de muitas igrejas e isso tem refletido no modo de viver das famílias, que por sua vez, olham as igrejas como modelo a ser seguido.
Onde está a igreja que agregava drogados, viciados e prostitutas!? Onde está a igreja que sentia prazer em se envolver com as pessoas e seus problemas!? Onde está a igreja que não julgava segundo as aparências, mas se preocupava em viver e proclamar a graça de Deus!?
Estive pensando num cenário onde tem sido "proibido pensar"...
Pr. Carlinhos